O PAPEL DA FORMAÇÃO INICIAL NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • José Angelo Gariglio CEFET/MG

Keywords:

Educação Física, formação de professores, identidade profissional

Abstract

Este texto relata os resultados de um estudo que teve como de um de seus objetos de análise a discussão do papel ocupado pelos componentes disciplinares, pedagógicos e práticos, transmitidos durante a formação inicial, no processo de constituição da identidade profissional de três professores de Educação Física.

Author Biography

José Angelo Gariglio, CEFET/MG

possui graduação em Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor de 1 e 2 graus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, currículo, formação de professores; saberes docentes; educação tecnológica, didática e prática de ensino; cultura escolar; práticas sociais; ensino da educação física.

Additional Files

Published

2011-01-05

Issue

Section

Artigos Originais