O EFEITO DE DICAS DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DO ROLAMENTO PEIXE POR CRIANÇAS COM TDC

Autores/as

  • Josiane Medina
  • Inara Marques
  • Iverson Ladewig
  • André Félix Rodacki

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito das dicas na aquisição do rolamento peixe por crianças com TDC e com desenvolvimento típico (GDTD, n=6), (GDTS, n=8), (TDCD, n=8), (TDCS, n=2). As crianças foram avaliadas em três momentos: PRÉ, PÓS e RET, por meio de um checklist para avaliação da performance. As dicas de aprendizagem utilizadas foram: “empurre o chão”, “coloque as mãos o mais longe possível” e “queixo no peito”. Não houve diferença significativa entre os grupos, mas aumento das notas do PRÉ para o PÓS com uma diminuição na RET (p=0,02). Pode-se concluir que as dicas utilizadas não foram específicas o suficiente para gerar modificações significativas na aprendizagem do rolamento peixe, tendo em vista o nível de desenvolvimento motor dos participantes.

Biografía del autor/a

Josiane Medina

Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gepedam) – Universidade Estadual de Londrina (UEL) E-mail: josi_medina@hotmail.com

Inara Marques

Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gepedam) – Universidade Estadual de Londrina (UEL) E-mail: inara@uel.br

Iverson Ladewig

Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gepedam) – Universidade Estadual de Londrina (UEL) Centro de Estudos em Comportamento Motor (Cecom) – Universidade Federal do Paraná (UFPR) E-mail: iverson@ufpr.br

André Félix Rodacki

Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gepedam) – Universidade Estadual de Londrina (UEL) Centro de Estudos em Comportamento Motor (Cecom) – Universidade Federal do Paraná (UFPR) E-mail: rodacki@ufpr.br

Número

Sección

Seção temática