O EFEITO DE DICAS DE APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DO ROLAMENTO PEIXE POR CRIANÇAS COM TDC
Autores/as
Josiane Medina
Inara Marques
Iverson Ladewig
André Félix Rodacki
Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar o efeito das dicas na aquisição do rolamento peixe por crianças com TDC e com desenvolvimento típico (GDTD, n=6), (GDTS, n=8), (TDCD, n=8), (TDCS, n=2). As crianças foram avaliadas em três momentos: PRÉ, PÓS e RET, por meio de um checklist para avaliação da performance. As dicas de aprendizagem utilizadas foram: “empurre o chão”, “coloque as mãos o mais longe possível” e “queixo no peito”. Não houve diferença significativa entre os grupos, mas aumento das notas do PRÉ para o PÓS com uma diminuição na RET (p=0,02). Pode-se concluir que as dicas utilizadas não foram específicas
o suficiente para gerar modificações significativas na aprendizagem do rolamento peixe, tendo em vista o nível de desenvolvimento motor dos participantes.
Biografía del autor/a
Josiane Medina
Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gepedam) –
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
E-mail: josi_medina@hotmail.com
Inara Marques
Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gepedam) –
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
E-mail: inara@uel.br
Iverson Ladewig
Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gepedam) –
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Centro de Estudos em Comportamento Motor (Cecom) – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
E-mail: iverson@ufpr.br
André Félix Rodacki
Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gepedam) –
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Centro de Estudos em Comportamento Motor (Cecom) – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
E-mail: rodacki@ufpr.br