SABERES GINÁSTICOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ENCAMINHAMENTOS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR

Autores/as

  • Ieda Parra Barbosa Rinaldi
  • Elizabeth Paoliello

Resumen

Este estudo, de caráter descritivo, teve por objetivo investigar os saberes gímnicos necessários à atuação profissional, para a construção de uma proposta de estruturação da área de conhecimento da ginástica para os Cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado). Para definição dos saberes gímnicos necessários à atuação profissional foram selecionados 13 professores a partir dos seguintes critérios: que fossem doutores; que trabalhassem no ensino superior há, no mínimo, dez anos com disciplinas gímnicas; e, que tivessem produção significativa na área. Para tanto, foi utilizado o método Delphi. Por fim, a partir da coleta de dados, apresentamos uma proposta de estruturação dos conhecimentos gímnicos, esperando contribuir com a formação profissional da área.

Biografía del autor/a

Ieda Parra Barbosa Rinaldi

Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade – UEM/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp) E-mail: parrarinaldi@hotmail.com

Elizabeth Paoliello

Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral – Faculdade de Educação Física (FEF)/Unicamp E-mail: bethpaoliello@uol.com.br

Número

Sección

Espaço Aberto