¿QUÉ COMPORTAMIENTOS TÁCTICOS DE JUGADORES DE FÚTBOL DEL U-14 SE PUEDEN MODIFICAR DESPUÉS DE 20 SESIONES DE ENTRENAMIENTO?

Autores/as

  • Carlos Raphael Braga Corrêa de Souza Curso Marly Cury RS Assessoria Desportiva e Saúde Endereço: Avenida Sete de Setembro, 165, Icaraí. Fone: 21-27103436. Niterói, Rio de Janeiro. Brasil.
  • Ezequiel Steckling Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Câmpus Luzerna. Endereço: Rua São Roque, 41, Centro. Fone: 49-35234300. Luzerna, Santa Catarina. Brasil
  • Israel Teoldo Costa Universidade Federal de Viçosa Endereço: Avenida Peter Rolfs, s/n, Campus Universitário. Fone: 31-38992200. Viçosa, Minas Gerais. Brasil.
  • Amândio Braga Santos Graça Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Endereço: Rua Doutor Plácido Costa, 91. Fone: 351-225074700. Porto, Portugal.

Palabras clave:

Fútbol, táctica, entrenamiento, Teaching Games for Understanding.

Resumen

El objetivo de este trabajo fue evaluar qué comportamientos tácticos se pueden modificar después de 20 sesiones de entrenamiento. La muestra constó de 20 jugadores del U-14. El instrumento usado para evaluación de los comportamientos tácticos fue el FUT-SAT y las sesiones de entrenamiento fueron basadas en el Teaching Games for Understanding. Fueron verificadas diferencias significativas en cuatro variables: el Principio Táctico “unidad defensiva”, el total de acciones tácticas realizadas, el Indicador de Desempeño Táctico de Juego y el Porcentual de Errores en el Principio Táctico “espacio”. Se concluyó que los entrenamientos fueron eficaces, especialmente en lo que respecta el aumento del Indicador de Desempeño Táctico del Juego.

Biografía del autor/a

Carlos Raphael Braga Corrêa de Souza, Curso Marly Cury RS Assessoria Desportiva e Saúde Endereço: Avenida Sete de Setembro, 165, Icaraí. Fone: 21-27103436. Niterói, Rio de Janeiro. Brasil.

Possui mestrado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino jogos Desportivos, Futebol, Princípios de Jogo, Aprendizagem.

Curriculo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/6127280282289340

Ezequiel Steckling Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Câmpus Luzerna. Endereço: Rua São Roque, 41, Centro. Fone: 49-35234300. Luzerna, Santa Catarina. Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville (2006) e mestrado em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2010), com reconhecimento pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente, é professor do Instituto Federal Catarinense e aluno de doutorado em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas da Gestão Desportiva e da Metodologia do Treino de Futsal e Futebol. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9926943642918970

Israel Teoldo Costa, Universidade Federal de Viçosa Endereço: Avenida Peter Rolfs, s/n, Campus Universitário. Fone: 31-38992200. Viçosa, Minas Gerais. Brasil.

Possui doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto na Universidade do Porto (2010). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa e coordenador do Convênio de Mobilidade Acadêmica entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal de Viçosa. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas do Futebol, Tática, Formação de Talentos, Análise de Jogo, Psicologia do Esporte e Treinamento Esportivo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8364970814095329

Amândio Braga Santos Graça, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Endereço: Rua Doutor Plácido Costa, 91. Fone: 351-225074700. Porto, Portugal.

Professor do departamento de Pedagogia da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutor em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, formação inicial, basquetebol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

Publicado

2013-07-16

Número

Sección

Artigos Originais