TRILHAS INTERPRETATIVAS: RECONHECENDO OS ELOS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Andréa Carla de Paiva
  • Tereza Luiza de França

Resumen

O presente estudo objetiva discutir a dimensão teórico-social na organização de trilhas interpretativas, visando à abordagem da cultura corporal e do meio ambiente, no intuito de manter intercâmbios institucionais e comunitários, concretizando políticas sociais na perspectiva do lazer enquanto fator de qualidade de vida em espaços ecológicos. O estudo surge das ações desenvolvidas em um projeto de extensão realizado no interior do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na realização de trilhas interpretativas nos espaços do Parque Horto de Dois Irmãos em Recife (PE) com práticas lúdicas. A experiência relatada compreende que a sabedoria da natureza é a essência da interpretação ambiental, e à educação física cabe construir um paradigma que oriente as ações nesse espaço.

Biografía del autor/a

Andréa Carla de Paiva

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Professora do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e Faculdade Salesiana do Nordeste (Fasne) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física lato sensu/ Universidade de Pernambuco (UPE) Membro Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (Niel) E-mail: paivad@ig.com.br

Tereza Luiza de França

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Professora Adjunta II do Departamento de Educação Física/ Centro de Ciências da Saúde/UFPE Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPE Membro Pesquisadora do Niel

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Seção temática