O QUE PODEMOS APRENDER COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS? APROXIMAÇÕES DA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA ÀS NOÇÕES DE INFÂNCIA, CULTURA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Iracema Munarim UFSC

Resumen

Este artigo se propõe a questionar as noções de infância, cultura e movimento presentes na Educação Física a partir das contribuições da Antropologia da Criança, a qual demonstra, em especial, nos estudos em sociedades indígenas o quanto identidade e subjetividades infantis constroem-se por meio de processos que se realizam através da corporalidade. Nesta reflexão são abordados os conceitos de infância na sociedade ocidental, partindo do princípio de que a infância não deve ser considerada como categoria natural ou universal, determinada por aspectos biológicos, e que suas determinações são variáveis, histórica, cultural e socialmente.

Biografía del autor/a

Iracema Munarim, UFSC

Licenciada em Educação Física, mestre em Educação, professora substituta do Departamento de Metodologia do Ensino (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do LABOMIDIA (CDS/UFSC) e Núcleo Infância, Comunicação e Arte (NICA/CED/UFSC).

Publicado

2011-08-16

Número

Sección

Artigos Originais