O QUE PODEMOS APRENDER COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS? APROXIMAÇÕES DA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA ÀS NOÇÕES DE INFÂNCIA, CULTURA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Iracema Munarim UFSC

Resumo

Este artigo se propõe a questionar as noções de infância, cultura e movimento presentes na Educação Física a partir das contribuições da Antropologia da Criança, a qual demonstra, em especial, nos estudos em sociedades indígenas o quanto identidade e subjetividades infantis constroem-se por meio de processos que se realizam através da corporalidade. Nesta reflexão são abordados os conceitos de infância na sociedade ocidental, partindo do princípio de que a infância não deve ser considerada como categoria natural ou universal, determinada por aspectos biológicos, e que suas determinações são variáveis, histórica, cultural e socialmente.

Biografia do Autor

Iracema Munarim, UFSC

Licenciada em Educação Física, mestre em Educação, professora substituta do Departamento de Metodologia do Ensino (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do LABOMIDIA (CDS/UFSC) e Núcleo Infância, Comunicação e Arte (NICA/CED/UFSC).

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Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais