UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO POLÍTICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Guilherme Gil da Silva LEPEL/FACED/UFBA
  • Vicente Molina Neto UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400005

Palavras-chave:

Educação Física, formação de professores, formação política, produção do conhecimento

Resumo

Este estudo analisa como se articulam os elementos que contribuem para a formação política de professores de Educação Física engajados em diferentes instituições onde esta formação acontece. Partiu-se da seguinte questão investigativa: como se dá a formação política de professores de Educação Física engajados em diferentes lutas sociais? Realizamos seis entrevistas e as analisamos à luz da produção do conhecimento sobre o objeto de estudo da formação política de professores e de uma avaliação sobre aspectos conjunturais da sociedade, da escola, da educação e da Educação Física. Interessou-nos explorar a questão de como o sentido político da educação se expressa na teoria e na prática entre esses professores.

Biografia do Autor

Guilherme Gil da Silva, LEPEL/FACED/UFBA

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Pesquisador colaborador do Grupo LEPEL/FACED/UFBA e do Grupo F3P-EFICE/UFRGS

Bahia/Brasil

Rua Teixeira Mendes, 59, entrada lateral, CEP 40226-590, bairro Alto das Pombas, Salvador/BA

Telefone (71) 32351076

Vicente Molina Neto, UFRGS

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad de Barcelona; Professor de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul/Brasil

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Publicado

2012-06-08

Edição

Seção

Artigos Originais