O JOGO INFANTIL CONTEMPORÂNEO: MÍDIA, NOVAS PRÁTICAS E CLASSIFICAÇÕES

Autores

  • Carolina Duek Conicet/UBA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000300009

Palavras-chave:

Jogo infantil, mídia, classi?cação, cultura.

Resumo

Pensar o jogo é uma tarefa complexa: a alegada espontaneidade das formas e conteúdo que adquire, em muitos casos, parecem colocá-lo em um lugar secundário em relação à sua possível abordagem. Por isso, como um primeiro passo, tem de ser instalada uma intersecção: a cultura, suas condicionalidades e possibilidades; a trajetória social e educacional daqueles que jogam; e a história em que essa prática se desenvolve. O objetivo deste trabalho é fazer um percurso por algumas das aproximações teóricas e metodológicas relevantes para pensar o jogo e, num segundo momento, propor uma classi?cação dos jogos contemporâneos, que inclui como novidade aos meios de comunicação uma nova variável, para propô-la como entrada para a discussão e re?exão sobre o jogo e os novos cenários da comunicação. Pensar hoje o jogo infantil não pode ser uma tarefa isolada da mídia em geral e da televisão em especial, pelo impacto que tem sobre a vida das crianças. Concluímos que o jogo é também uma maneira de transformar os discursos cotidianos em palavras e ação.

Biografia do Autor

Carolina Duek, Conicet/UBA

Licenciada en Ciencias de la Comunicación (UBA-Argentina), Magister en Comunicación y Cultura (UBA), Doctora en Ciencias Sociales (UBA). Es becaria posdoctoral del Conicet y docente de la carrera de Ciencias de la Comunicación. Realiza su investigación en el Instituto de Investigaciones Gino Germani de la Universidad de Buenos Aires y se especializa en medios de comunicación, infancia, juego y educación.

Entre sus publicaciones más recientes se cuentan“Infancia, desarrollo y conocimiento: acerca de los niños de 6 a 8 años y su socialización” enRevista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud,  Julio-Diciembre de 2010, Universidad de Manizales, Colombia;“Infancia, medios de comunicación y juego: Un campo de trabajo, un objeto de estudio" enRevista Iberoamericana Global, vol 3, nº1, Department of romance and latinamerican studies, Facultad de humanidades, Universidad Hebrea de Jerusalem, marzo de 2010 y “La escuela y los medios de comunicación. Tensiones y desafíos en un nuevo escenario educativo” en RevistaNovedades educativas, número 239, noviembre de 2010, Buenos Aires: Noveduc.

Dirige y participa en proyectos de investigación relacionados con los medios de comunicación, el juego y la educación. Ha participado en diversos congresos nacionales e internacionales y es parte de comités de evaluación de publicaciones nacionales e internacionales.

Teléfono de contacto: +54 11 4613-3347

Email:duekcarolina@gmail.com

Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais