TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA...

Autores

  • Ricardo Rezer UNOCHAPECO
  • Juarez Vieira do Nascimento UFSC
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Unijuí
  • Amândio Braga dos Santos Graça U.Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400007

Palavras-chave:

Educação superior, trabalho docente, epistemologia, Educação Física.

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, conside- ramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito.

Biografia do Autor

Ricardo Rezer, UNOCHAPECO

Professor da UNOCHAPECO; Doutor em Educação Física (PPGEF/UFSC)

Endereço: Rua Domingos Querubin, 91-D (B. Palmital) Chapecó (SC) CEP 89814120

Juarez Vieira do Nascimento, UFSC

Professor do PPGEF/UFSC; Doutor em Ciências do Desporto (U.Porto).

Paulo Evaldo Fensterseifer, Unijuí

Professor da Unijuí; Doutor em Filosofia da Educação (Unicamp).

Amândio Braga dos Santos Graça, U.Porto

Professor da FADE.UP (U.Porto); Doutor em Ciências do Desporto (U.Porto).

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Publicado

2012-06-08

Edição

Seção

Artigos Originais