A PIRÂMIDE ALIMENTAR ADAPTADA PARA ADOLESCENTES FISICAMENTE ATIVOS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Autores

  • Camila Brandão-Gonçalves Faculdade de Educação Física - Universidade de Brasília
  • Julia Aparecida Devidé Nogueira Universidade de Brasília
  • Teresa Helena Macedo da Costa Departamento de Nutrição - Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Adolescência, esportes, hábitos alimentares, grupos de alimentos.

Resumo

O estudo avaliou a compreensão da Pirâmide Alimentar Adaptada para Adolescentes Fisicamente Ativos como ferramenta educacional para melhorar o conhecimento em nutrição. Adolescentes que treinam um esporte responderam questionário de conhecimento em nutrição antes e depois da intervenção. O grupo de intervenção pirâmide recebeu o material educacional impresso e o grupo intervenção ampla recebeu o material impresso seguido de palestra. O conhecimento nutricional inicial foi mediano (59,9 ± 18 pontos), com aumento (p <0,001) após a intervenção (69,1 ± 20 pontos), sem diferença significativa por tipo de intervenção. O conhecimento de adolescentes em nutrição melhorou, mesmo com o uso da Pirâmide Alimentar sozinha, indicando seu uso para promover o conhecimento nutricional.

Biografia do Autor

Camila Brandão-Gonçalves, Faculdade de Educação Física - Universidade de Brasília

Master’s degree from the School of Physical Education, Universidade de Brasília. Faculdade de Educação Física, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília, DF, Brazil

Julia Aparecida Devidé Nogueira, Universidade de Brasília

Ph.D. from the School of Health Sciences, Universidade de Brasília, Adjunct Professor of the Universidade de Brasília. Faculdade de Educação Física, Campus Universitário Darcy Ribeiro, 70910-900, Asa Norte, Brasília, DF, Brazil

Teresa Helena Macedo da Costa, Departamento de Nutrição - Universidade de Brasília

Ph.D. from the University of Oxford, England, Full professor of the Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF, Brazil

Downloads

Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais