EDUCAÇÃO FÍSICA NO CHILE: ANÁLISE CRÍTICA DA DOCUMENTAÇÃO MINISTERIAL

Autores

  • Alberto Moreno Doña Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
  • Rodrigo Gamboa Jiménez Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
  • Carolina Poblete Gálvez Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Palavras-chave:

Educação Física, Políticas Educativas, Crítica, Escola.

Resumo

Estudo de análise crítica da documentação ministerial, formal e oficial, da educação física chilena. Neste trabalho, consideramos um total de 25 documentos que abrangem o ensino fundamental e médio. Ao analisar o conteúdo de caráter indutivo, onde temos caracterizado a Educação Física chilena como um assunto do currículo escolar, cuja finalidade mais importante consiste em ensinar a movimentar-se melhor, isso sob uma abordagem biomédica do conceito de saúde e uma ênfase exagerada no ensino dos esportes. Tudo isso acompanhado de uma tentativa superficial para construir uma educação física crítica que atenda as desigualdades sociais no país.

Biografia do Autor

Alberto Moreno Doña, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Doctor por la Universidad de Granada, España Profesor Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile Grupo de Estudio Motricidad y Educación. Laboratorio de Motricidad Humana Escuela de Educación Física

Rodrigo Gamboa Jiménez, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Doctor por la Universidad de Granada, España. Profesor Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile Grupo de Estudio Motricidad y Educación. Laboratorio Motricidad Humana Escuela de Educación Física

Carolina Poblete Gálvez, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Profesora Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile Grupo de Estudio Motricidad y Educación. Laboratorio Motricidad Humana Escuela de Educación Física

Publicado

2014-01-30

Edição

Seção

Artigos Originais