EDITORAÇÃO CIENTÍFICA E OS DESCAMINHOS DAS POLÍTICAS: EXPERIÊNCIAS DA REVISTA PENSAR A PRÁTICA

Autores

  • Cleber Dias Departamento de Educação Física, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Márcia Silva Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Tomando nossa experiência como editores da Revista Pensar a Prática, o artigo analisa alguns dos desafios atualmente apresentados ao trabalho editorial, considerando, simultaneamente, dificuldades cotidianas e incidências das macro políticas científicas sobre esse trabalho. A adoção de critérios meramente quantitativos, a utilização de índices bibliométricos de bases de dados estrangeiras para avaliação de desempenhos científicos e a progressiva dependência funcional das comunidades científicas a esses mecanismos, com leniência de muitos pesquisadores, são os principais elementos apontados para a compreensão desse cenário.

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Publicado

2014-11-29

Edição

Seção

Artigos Originais