Em pauta a produção do Grupo de Trabalho Temático Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1997-2011)
Autores
Maria Isabel Brandão de Souza Mendes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil
Nádia Souza Lima da Silva
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Marcos Santos Ferreira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Maria Aparecida Dias
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil
Alexandre Palma
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola de Educação Física e Desportos, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Giannina do Espírito-Santo
Centro Universitário Augusto Motta, Departamento de Educação Física, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Carlos Alexandre Vieira
Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação Física e Dança, Goiás, GO, Brasil
Paula Nunes Chaves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Natal, RN, Brasil
Palavras-chave:
Atividade física, Saúde, Conhecimento, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo mapear a produção científica do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Atividade Física e Saúde publicada nos Anais dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte (Conbrace) de 1997 a 2011, com vistas a refletir sobre indicadores epistemológicos. A partir da análise de conteúdo feita destaca-se a pluralidade de estudos sobre saúde em diferentes abordagens científicas, de acordo com cada biênio, tendo um acréscimo dos estudos relacionados às humanidades, principalmente a partir de 2007. Aponta-se a necessidade de uma política científica e de produção do conhecimento em educação física que valorize pesquisas sobre o SUS, tanto por meio do CBCE quanto pelas instituições de ensino superior.
Biografia do Autor
Maria Isabel Brandão de Souza Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil
Nádia Souza Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Marcos Santos Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil
Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola de Educação Física e Desportos, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola de Educação Física e Desportos, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Giannina do Espírito-Santo, Centro Universitário Augusto Motta, Departamento de Educação Física, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Centro Universitário Augusto Motta, Departamento de Educação Física, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Carlos Alexandre Vieira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação Física e Dança, Goiás, GO, Brasil
Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação Física e Dança, Goiás, GO, Brasil
Paula Nunes Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Natal, RN, Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Natal, RN, Brasil