CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZADO DE PROFESSORES

Autores

  • Paula Cristina da Costa Silva Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Capoeira, educação física escolar, formação continuada de docentes, ensino-aprendizado.

Resumo

Este artigo trata da Capoeira e de seus processos de ensino-aprendizado a partir de uma investigação qualitativa que incluiu em sua primeira fase de pesquisa de campo um curso de formação continuada de Capoeira para professores. Nele destacamos a compreensão que temos sobre a Capoeira e a importância de sua inserção nas aulas de educação física escolar. Detalhamos como ocorreu o curso para os professores, no qual nos inserimos como participante observadora, e discutimos os processos de ensino-aprendizado nele desenvolvidos. Por fim, apontamos alguns indícios com relação às dificuldades apresentadas pelos participantes, as experiências positivas decorridas e a possibilidade de abordagem do ensino da Capoeira baseado nas interações gestuais.

Biografia do Autor

Paula Cristina da Costa Silva, Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Espírito Santo

Profa. Adjunta do Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Espírito Santo - CEFD/UFES

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais