ESCOLA E EDUCAÇÃO FÍSICA: MAQUINARIA DISCIPLINAR, BIOPOLÍTICA E GENERIFICANTE

Autores

  • Marcelo Moraes e Silva UNICAMP

Palavras-chave:

Escola, Educação Física, Biopolítica, Gênero.

Resumo

O presente trabalho procura mostrar como o processo de escolarização e a disciplina de Educação Física ajudaram a produzir e engendrar comportamentos masculinos e femininos. Para alcançar tal intento, apoia-se nas estratégias de análises genealógicas de Michel Foucault. A título de conclusão, o trabalho aponta que a Educação Física, através das práticas de Ginástica e de Esporte, contribuiu signi?cativamente para a construção desse modelo dual nos processos de escolarização.

Biografia do Autor

Marcelo Moraes e Silva, UNICAMP

Mestre em Educação UFPR Doutorando em Educação UNICAMP; Pesquisa sobre historia das práticas corporais, corpo, genero e epistemologia.

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Publicado

2011-12-28

Edição

Seção

Artigos Originais